O mistério sobre a construção das pirâmides egípcias

A lenda sobre a construção das pirâmides egípcias

piramides egipcias

Apesar de duzentos anos de pesquisa e buscas arqueológicas no Egito, nenhuma explicação racional pôde ser abribuída ao mistério da construção das pirâmides egípcias. Várias hipóteses foram avançadas, mas o mistério foi desvendado?

Não. É uma história que pertence a Deus e somente Ele para desvendá-lo.

As inquietantes pirâmide de Gizé

No planalto de Gizé, a alguns quilômetros da capital do Egito, a cidade do Cairo, sobressaem os vestígios do Mundo Antigo, entre eles as três pirâmides conhecidas como:

1 – Queóps             2 – Quéfren             3 – Miquerinos

piramide queops

A maior, Quéops, é reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo, e também como um testemunho espetacular da engenhosidade dos construtores da Antiguidade que não ficam atrás dos engenheiros modernos de hoje em dia.

A tal ponto que os egiptólogos ainda se interrogam sobre o mistério da construção destes monumentos, onde sem dúvida, entre os mais célebres do mundo.

A pirâmide de Queóps em particular, chamada também de Grande Pirâmide, é sem dúvida uma das construções mais impressionantes na Terra, junto a Grande Muralha da China. Ela mede 230 metros de largura por  137 metros de altura. Originalmente, ela media 146 de altura; 9 metros foram perdidos devido à erosão, e foi erguida provavelmente entre 2500 e 2565 a.C.

Como as pirâmides egípcias foram construídas?

Inicialmente, toda a pirâmide estava recoberta de um calcário de cor branca luminoso, proveniente das colinas de Tura e brilhava a dezenas de quilômetros de distância.

grande esfinge

Alguns dados são conhecidos ou estimados, sem revelar, portanto, a chave deste enigma.Sabe-se que foram necessários de vinte a vinte e cinco anos para edificar a pirâmide de Quéops.

Ao contrário do que foi dito, foram aparentemente operários voluntários, e não escravos, que participaram na construção e trabalharam durante o período de cheia.

Suas motivações ainda não são exatas, mas ao que parece, eles o fizeram voluntariamente para prestar homenagem a um soberano, atraindo assim as bênçãos, ou de forma prosaica a fim de se sustentar durante a cheia.

DICA: Esta imagem ao lado encontramos os traços cultura e arqueologiaquanto a cultura vivida naquele momento, inclusive ela (imagem) se encontra no filme: Woman Rides The Beast (Mulher montada na besta). É uma grande recomendação para quem quer se aprofundar mais ao assunto. 

Um elevador foi utilizado durante a construção das pirâmides?

Quanto aos técnicos da construção, várias perguntas ainda não têm respostas. Ainda há dúvidas em relação ao meio de içar os blocos de pedra, que pesavam toneladas, ao topo da pirâmide.

Usou-se uma rampa erguida à medida que a pirâmide era construída?

Esta é a teoria mais avançada; mas que desaba em Terra, devido ao fato, de que seria necessário um volume de material consideravelmente maior do que o utilizado para construir a própria pirâmide.

Um dos fundadores da história moderna, o grego Heródoto, viu-as cerca de 450 a.C. e enunciou uma hipótese sobre a utilização de engenhos para içar. Ora, os que existiam naquela época eram incapazes de erguer blocos de mais de 10 toneladas, que estão entre os menos pesados usados na pirâmide de Quéops.

Outros  pesquisadores supuseram que os antigos Egípcios teriam utilizado um elevador oblíquo para levantar os blocos o qual teria mais de 40 toneladas no topo da pirâmide, utilizando a grande galeria central como rampa e blocos de pedra como contrapeso; mas isso também não passa de uma hipótese.

O mistério permanece intacto, pois não podemos entender como os egípcios daquela época poderiam ter construído algo assim.

Apesar de termos a confirmação de que as pirâmides serviam de tumbas e cenotáfios (esculturas em memória de personalidades enterradas em outros lugares), ainda há dúvidas em relação ao simbolismo e a à função exata da forma piramidal triangular de quatro faces que coincide com os quatro pontos cardiais, quase única no mundo.

Muitos também falam sobre
as múmias naturais dos nossos antepassados

mumia a donzela

Segundo historiadores, foi na Cidade do México, chamada Guanajuato, que foram descobertas múmias, dentro do cemitério ao nordeste da cidade.

Foram desenterradas literalmente conforme a imagem acima, entre 1896 até 1958, como múmias modernas. Esta é conhecida como “A Donzela” e faz parte de um achado arqueológico chamado Crianças de Llullaillaco.

Esta e outras múmias estão expostas no museu “Las momias”, que fica numa colina de frente para a cidade de Guanajuato.

Entre as múmias mais recentes, estão as “Múmias da Groelândia”, encontradas em 1972 numa comunidade. Calcula-se uma estimativa das mortes com aproximadamente há 500 anos.

E o que tudo isso tem haver com o marketing digital ?

Justamente por haver uma ligação no mercado digital como um esquema em pirâmide, onde se faz necessário o recrutamento de pessoas  progressivamente a níveis insustentáveis. Há dados que confirmam a existência desses esquemas a um século.

O idealizador (que está acima) ganha dinheiro, através dos seguidores; que estão logo abaixo, acreditando nele.

esquema piramidalPor isso a comparação com as pirâmides, onde dentro do esquema podem deixar mascarado com algum modelo comercial. Um dos mais utilizados para aplicar o golpe nas pessoas está o MMN (Marketing Multinível) ou Marketing de Rede como é conhecido no mercado digital.

Iludem as pessoas, pegando seu dinheiro (uma vez apenas) e fazendo promessas de algum tipo de benefício. O que os golpistas querem na verdade é ganhar dinheiro no mole  e procuram tirar vantagem, se fazendo confundir com outro tipo de negócio autêntico, conforme citado no exemplo acima.

Bem diferente do verdadeiro MMN, que de fato faz a distribuição de produtos ou serviços. Ou seja, pode-se ganhar dinheiro com a venda dos produtos ou até mesmo ao recrutar novos vendedores para o negócio.

Bom … espero que as informações contidas neste artigo possam lhe ser úteis.
Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário abaixo para que possamos melhorar este blog!

Um grande abraço.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:



ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, com serviço de detecção e notificação automática de plágio. Por favor, pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website, antes de duplicar o meu conteúdo.